Video viral de Donald Trump gladiador - Cientistas prevêm quando será próxima explosão solar que pode atingir a Terra - Taxas Altas de Comercio Internacional Afastam Amazon e Nintendo do Brasil

Bruno Silvestre

Cientistas Prevêem Quando Será a Próxima Explosão Solar Que Pode Debilitar Severamente a Vida na Terra

Por Bruno Silvestre 2014-09-13 Ciencia Comentários

Cientistas sabem qual é a hipótese de acontecer um evento solar que ponha em causa a vida como a conhecemos na Terra.

Erupção solar

Ejeção de Massa Coronal Solar. Imagem de NASA Goddard Space Flight Center / CC

Um estudo da NASA relativo a explosões solares prevê que até 2022 existe uma chance de 12% de voltar a ocorrer um evento solar que provoque o caos na Terra.

Nos últimos anos a NASA e outras organizações espaciais têm prestado mais atenção a tempestades solares. Os satélites de observação solar têm aumentado em numero e tecnologia na esperança que possam ser úteis na previsão de um evento solar de grande magnitude que afete a Terra.

Um estudo publicado no site da NASA prevê que entre 2012 e 2022 exista uma probabilidade de 12% de existir uma explosão solar (Ejeção de Massa Coronal Solar) de grande magnitude e que se alinhe com a Terra.

Quando Foi o Último Grande Evento de Ejeção de Massa Coronal Solar

Um dos últimos eventos solares registrados foi em setembro de 2014. Este evento solar não atingiu a Terra diretamente e não tinha uma magnitude demasiadamente elevada para provocar danos, apenas um belo espetáculo de aurora boreal.

Com a tecnologia atual e no pior cenário, os cientistas preveem que apenas 30 minutos seja o tempo que dispomos para um impacto de uma tempestade solar na Terra.

O maior evento solar conhecido que atingiu a Terra foi a tempestade solar de 1859, também conhecido como o Evento Carrington. A ejeção de massa coronal solar atingiu a magnetosfera da Terra e induziu uma das maiores tempestades geomagnéticas alguma vez registradas na Terra. Na altura, alguns cabos de comunicações de telegrafo ficaram destruídos e um “clarão de luz branca” na fotosfera solar foi observada e registrada pelos astrônomos ingleses Richard C. Carrington e Richard Hodgson.

Consequências de um Evento de Ejeção de Massa Coronal Solar nos Dias de Hoje

Estima se que uma tempestade solar muito intensa possa deixar milhões sem energia elétrica, causando perturbações permanentes nos equipamentos de produção de energia elétrica.

Uma tempestade solar de grande magnitude, a ocorrer nos dias de hoje, poderá potencialmente causar problemas generalizados na civilização atua dependente de energia eletrica, o que não pode ser comparável a 1859. Nos dias de hoje, as tecnologias médicas, comunicações, Internet, refrigeração, e quase tudo no mundo moderno é dependente de energia elétrica. Até as bombas que colocam combustível no seu carro necessitam de eletricidade para funcionar, por isso uma quebra no fornecimento de energia elétrica pode significar um corte generalizado no atual modo de vida.

O resultado de cortes de energia elétrica generalizados, mesmo se por apenas algumas semanas, pode originar a falta de alimentos e água, falha nas comunicações, etc...

Alguns dos possíveis efeitos de uma tempestade solar forte na Terra incluem:

• Pode causar perturbações em transmissões via satélite e rádio.
  • Pode ter um impacto significativo sobre o campo magnético da Terra.
  • Sistemas de GPS podem perder precisão.
  • Possível sobrecarga nas redes elétricas.
  • Podem interferir com os aviões.
  • As tempestades solares não prejudicar diretamente as pessoas.
  • Auroras boreais mais brilhantes, coloridas e visíveis para além de somente no polo Norte da Terra.

Warning: Empty row packet body in /var/www/html/vhosts/br.looker.news/htdocs/post.php on line 532